A linha do tempo é um dos recursos mais usados para expressar cronologia quando usamos o visual law e legal design.
Quando falamos de documentos jurídicos de uma forma geral, vemos com frequência a discussão de fatos, ou seja, a discussão de ideias que estão centradas em um período de tempo.
Um exemplo disso é o contrato que prevê a data de validade ou de exclusividade ou petições iniciais que vai elencar a ordem dos fatos.
A linha do tempo é um elemento que auxilia na leitura e compreensão de acontecimentos dentro de documentos jurídicos. O recurso visual é adotado para esclarecer a sucessão de fatos e, com isso, torna a interpretação muito mais simples.
Isso porque a disposição das informações é feita de forma cronológica a partir de um traço que representa o fluxo de tempo. O modelo pode ser usado em petições, contestações, contratos, termos, entre outros tipos de documentos.
Quer entender como fazer uma linha do tempo para usar no seu documento com Visual Law? Acompanhe a seguir e confira!
O que você vai ver:
- Como fazer uma linha do tempo
- Quando usar a linha do tempo
- Que tipos de documentos e em que áreas o recurso pode ser usado?
- Como não fazer uma linha do tempo
- Que plataforma usar para criar linha do tempo pro Visual Law?
Como fazer linha do tempo?
Como citamos anteriormente, a linha do tempo é um padrão utilizado para sintetizar fatos, fenômenos e outras circunstâncias que se sucedem no tempo. Em documentos jurídicos, o recurso é extremamente eficiente para esclarecer as informações de um processo.
A linha do tempo pode ser apresentada na disposição horizontal e em sentido vertical. Na prática, o autor do documento deve registrar a data dos fatos, assim como o título e uma breve descrição do ocorrido. Também é interessante usar marcadores para cada uma das ações.
A distância entre cada marcador pode ser proporcional, fixa ou aleatória. A distribuição dos elementos acontece em ordem cronológica da esquerda para a direita, ou de cima para baixo, considerando o sentido natural de leitura dos usuários.
Quando usar a linha do tempo?
A linha do tempo deve ser utilizada sempre que for necessário transmitir uma visão geral da sucessão de fatos ou circunstâncias. A ferramenta possibilita fazer isso de maneira bastante ágil e eficiente, mesmo em documentos jurídicos mais complexos e extensos.
A vantagem é que o recurso favorece a usabilidade dos processos, reduzindo de forma significativa o tempo de análise do conjunto de informações. Ao invés de redigir um documento com uma linguagem complexa, por exemplo, é possível adotar termos simples e elementos visuais na linha do tempo.
Que tipos de documentos e em que áreas o recurso pode ser usado?
A linha do tempo é uma ferramenta de grande importância para tornar o Direito mais compreensível às pessoas. A aplicação dessa técnica nos documentos jurídicos garante a celeridade processual, com processos mais objetivos e enxutos.
O recurso é utilizado sobretudo na criação de petições, visando deixar os documentos mais claros e objetivos. Mesmo os órgãos públicos, como as Juntas Comerciais, já estão aceitando elementos gráficos e técnicas como a da linha do tempo.
Linha do tempo em Contratos
A linha do tempo é um ótimo recurso para ser usado em contratos. Ela ajuda a visualizar questões como prazo para pagamento, data de rescisão, renovação automática, quando será aplicada a multa, limite para solicitar cancelamento, prazo para período gratuito, entre outros.
Linha do tempo em Contrato de trabalho
A linha do tempo ajuda as pessoas a entenderem melhor questões temporais, como no caso de contratos de trabalho. Na área trabalhista também é possível usar na petição inicial e contestação para contar fatos relevantes como demissão por justa causa, acidente de trabalho, se faz jus ou não à estabilidade por questões de gravidez ou sindical, (im)tempestividade de recurso, etc.
Linha do tempo em Petições Previdenciárias
A área previdenciária também é uma das áreas que se usa bastante a cronologia para contar os fatos relevantes. Como no exemplo abaixo:
Como não fazer uma linha do tempo
Lembre-se que a linha do tempo é usada para facilitar a compreensão e não para complicar o entendimento.
Observe as linhas do tempo abaixo. Qual transmite melhor a informação?
É provável que você tenha escolhido a linha do tempo 2, pois a construção linear dos fatos facilita a compreensão dos acontecimentos.
Então na hora de criar, é importante usar o bom senso para que o objetivo final seja alcançado.
Que plataforma usar para criar linha do tempo pro Visual Law?
Para elaborar uma petição, contratos, termos e documentos jurídcos no geral a partir dos recursos do Visual Law, é interessante contar com o suporte de um software especializado, como o UX DOC. O sistema disponibiliza uma função de automação em que é possível criar documentos com linha do tempo em poucos minutos.
As funcionalidades da plataforma ainda permitem apresentar:
- ícones;
- tabelas;
- storyboards;
- bullet points;
- fluxogramas;
- automação;
- gráficos e infográficos.
Essa é uma maneira dos profissionais do Direito terem mais chances de esclarecer os fatos pros magistrados, clientes, parceiros e fonercedores, contando de maneira otimizada os fatos. Usar os elementos visuais do Visual Law facilita significativamente o processo, gerando relatos mais claros, interativos e prazerosos de ler.
Vimos que a linha do tempo é uma estratégia usada para facilitar a interpretação das informações jurídicas. O UX DOC já conta com modelos prontos de petição, que incluem a linha do tempo e outros tipos de recursos que tornam a elaboração mais prática e eficiente.
Aproveite e conheça agora mesmo os benefícios do UX DOC para a rotina de trabalho!