Adeus juridiquês

O juridiquês, que ainda é utilizado por parte relevante dos juristas brasileiros, está sendo trocada pela escrita simplificada. A tipografia jurídica está evoluindo com o tempo e o uso da plain language é necessário para que um departamento jurídico ou escritório de advocacia consiga se otimizar.

Essa é uma mudança que vem transformando positivamente o mundo jurídico e até mesmo o corporativo. Portanto, leia a seguir o que exatamente é juridiquês, tipografia jurídica, como a plain language é utilizada, exemplos do uso atual e como melhorar a comunicação no seu negócio!

O que é juridiquês?

Juridiquês consiste no uso excessivo de jargões da área jurídica, termos complicados e uma escrita que dificulta a leitura. Muitas vezes são usadas palavras que poucas pessoas conhecem ou frases incompreensíveis.

Muitos setores da área do direito ainda optam pelo juridiquês, mas esse tipo de tipografia jurídica está sendo deixada de ser usado em razão dos benefícios da plain language (escrita objetiva).

O que significa tipografia jurídica?

Tipografia jurídica é o processo de organizar, formatar e configurar o conteúdo dos documentos jurídicos ou peças processuais. Seu objetivo principal é definir a forma que as informações serão transmitidas para os usuários.

A escolha dos elementos nos papéis impacta diretamente na eficiência de uma empresa. Quando o juridiquês é trocado pela plain language, a linguagem se torna mais objetiva, acessível, fácil de ler e torna viável a leitura dinâmica.

Como a plain language é usada na prática?

Na prática, são usadas técnicas que fazem com que informações sejam lidas mais rapidamente e os leitores encontrem informações facilmente. Exemplos delas são:

·         Uso de imagens e ícones para auxiliar na identificação das informações;

·         Linguagem mais próxima. Feito usando pronomes “você”, “ele”, “ela” etc.;

·         Organização lógica das informações;

·         Escrita similar à linguagem falada;

·         Palavras curtas e comuns;

·         Uso da voz ativa;

·         Frases mais curtas.

Com essas mudanças, os usuários absorvem os conteúdos mais rapidamente e de forma mais clara. Assim, são evitadas ambiguidades, erros de interpretação, falhas na comunicação, entre outros problemas.

Juridiques

Como a escrita simplificada está substituindo o juridiquês?

Departamentos jurídicos de grandes empresas brasileiras já estão eliminando o juridiquês, como Santander, MRV, 2WEnergy, BNDES, Carrefour, Setcesp, Sugou, Max Milhas, Banco Sofisa, entre muitas outras.

Elas estão alcançando esse objetivo com a ajuda do UX DOC, uma empresa que oferece modelos prontos de documentos e peças processuais com todos os benefícios da plain language.

Os tribunais brasileiros também estão aprimorando sua tipografia jurídica. Por exemplo, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) lançou, em julho de 2022, o Guia de Linguagem Simples. Esse guia traz orientações de como os servidores podem simplificar a escrita. Espera-se que cada vez mais tribunais, órgãos públicos e empresas adotem esse tipo de linguagem no futuro.

Como posso eliminar o juridiquês e melhorar minha comunicação?

Para eliminar o juridiquês no seu departamento jurídico, é necessário aplicar o Legal Design, em que se aplicam conceitos de design voltados para os serviços jurídicos. Assim os documentos se tornam mais satisfatórios para os usuários, utilizáveis e humanos.

Não é preciso ser um designer para aproveitar dessa tendência, há empresas especializadas que entregam modelos prontos que podem ser utilizados pelos usuários do seu time, como o UX DOC.

O UX DOC tem uma biblioteca com textos simplificados, com imagens, ícones, uso de cores adequadas, entre outras modificações. Esses modelos eliminam o juridiquês, permitindo que seu negócio aproveite da tendência do Legal Design, alavanque sua produtividade e eficiência com uma plain language.Não perca tempo e diga adeus ao juridiquês! Crie uma conta já no UX DOC e aproveite do nosso plano gratuito!

Veja também

Adeus juridiquês

O juridiquês, que ainda é utilizado por parte relevante dos juristas brasileiros, está sendo trocada pela escrita simplificada. A tipografia jurídica está evoluindo com o

Como fazer um contrato com visual Law?

O mundo jurídico é repleto de jargões e termos técnicos que, muitas vezes, são compreensíveis apenas aos profissionais do ramo. Isso acaba distanciando as pessoas

Saiba onde nos encontrar
Serviços
Redes Sociais
Copyright © 2021 Bits Academy. All rights reserved. CNPJ nº 35.070.508/0001-40.