Visual law para contratos: saiba o que é e como aplicar

visual law contrato

O visual law veio para mudar a forma como os contratos são feitos e apresentados para os clientes.

Otimizando documentos de maneira a torná-los mais acessíveis e compreensíveis para o cliente, é possível evitar as longas negociações contratuais e garantir maiores taxas de fechamento de contratos.

Atualmente, todas as organizações têm investido em modernizar seus processos por meio de práticas que são voltadas para melhores experiências do usuário que, consequentemente, convertem-se em clientes mais satisfeitos e fidelizados.

O visual law é uma dessas inovações!

Quer saber como usar o visual law para contratos e mudar de vez a forma como seus documentos são interpretados pelos seus clientes? 

Confira abaixo nosso guia completo sobre o tema e tire todas as suas dúvidas.

Boa leitura!

O que é visual law?

Como já mencionamos em um artigo anterior, o visual law é uma inovação jurídica que junta as práticas do Design e linguagem simples, de forma a proporcionar documentos e contratos mais intuitivos e fáceis de ler, sem abrir mão da segurança do Direito.

O foco do visual law é, justamente, transformar a interação que as pessoas têm com documentos jurídicos, por serem burocráticos e maçantes. Com o visual law os contratos se tornam amigáveis, compreensíveis e com informações mais claras e objetivas.

Visual law em Contratos: como aplicar?

Uma das áreas do Direito que mais se beneficiam com as práticas do visual law é a de contratos.

No geral, a visão que a maioria das pessoas têm acerca de documentos contratuais é a de um texto incompreensível, com várias páginas cheias de cláusulas confusas e extensas, que são complicadas de ler e de entender.

O visual law vem justamente com a proposta de mudar isso, aplicando os elementos visuais, princípios do Design, ux writing e plain language nos documentos jurídicos, o que facilita a leitura e a compreensão.

Processo de aplicação de visual law nos contratos

Para tornar real documentos otimizados para o cliente, o visual law usa como base ferramentas e conceitos no Design Thinking, processo que investe em resolver problemas com foco no ser humano.

Logo, para aplicar o visual law nos contratos, a prioridade é sempre se colocar no lugar do seu cliente-leitor, e buscar a melhor forma de apresentar o conteúdo daquele documento, garantindo a total compreensão dele.

Para transformar o contrato é necessário seguir as seguintes etapas:

  • Etapa 1: Entende-se quem será o leitor do contrato;
  • Etapa 2: Aplica-se o UX Writing, técnica textual focada na melhor leitura para o usuário;
  • Etapa 3: Aplica-se a arquitetura do contrato, de acordo com os objetivos definidos na etapa 1.
  • Etapa 4: São aplicados os elementos visuais como ícones, tabelas, imagens,QR codes e ilustrações;
  • Entrega: O documento está pronto para encantar os seus clientes, mantendo suas informações e sua validade jurídica.
  • Métricas: Indicamos quais são as métricas a serem analisadas para cada tipo de contrato. 

Design thinking para visual law

Quais as vantagens de aplicar o visual law em contratos?

Além de facilitar a compreensão da informação, a aplicação do visual law em contratos traz uma série de benefícios.

Reduz “vai e vem” de contrato

Para reduzir as dúvidas dos clientes com relação ao conteúdo contratual, o visual law se mostra uma excelente ferramenta.

Com o uso de elementos do design, a melhor formatação do texto, e itens como bullet points e infográficos, as principais informações do contrato ficam sempre destacadas e fáceis de entender.

É o fim do famoso “vai e vem” contratual e das longas revisões!

Um caso interessante é o do Banco Carrefour, onde o Diretor de Inovação chegou a postar em seu Linkedin que o contrato após a aplicação do visual law cabe até nos stories ( antes tinha 22 páginas)

“Nossa “Minuta Padrão” tinha 22 páginas. Era difícil, até para um advogado, confesso. Mas, quando as pessoas se unem em torno de um mesmo propósito, tudo fica mais fácil… temos uma Minuta fácil, bonita, simples e que cabe até nos “Stories”.”

Reduz o tempo de negociação e ciclo de vendas

Por se tratar de um documento feito com uma linguagem simples, para qualquer pessoa entender, as partes conseguem negociar de forma mais rápida. 

Isso faz com que gere maior segurança entre as partes e não gere o sentimento de que pode haver algum tipo de “pegadinha” no contrato. 

O contrato da Lobby.Tech é um bom exemplo disso. A empresa costumava usar uma linguagem muito técnica e prever inúmeras cláusulas repetitivas, o que deixava o contrato extenso e cansativo. 

Isso fazia com que o cliente levasse 90 dias para fechar o contrato. Após a aplicação do visual law, esse período foi reduzido para 30 dias. Ou seja, teve uma redução de mais de 60% no tempo do fechamento do contrato. 

Jurídico mais eficiente

Muitas áreas chamam o jurídico de GAV – Grupo Anti Vendas, em razão do advogado sempre estar preocupado com eventuais riscos que possam surgir, o que acaba inviabilizando alguns negócios.

A aplicação do visual law possibilita atender às duas questões: segurança jurídica + viabilização de negócios.

Como a informação fica clara para as partes, há uma relação de confiança maior. Isso faz com que os negócios sejam fechados de forma mais rápida.

Dessa forma, Por conseguir impactar diretamente na receita da empresa, o jurídico passa a ser visto como uma peça estratégica dentro da empresa.

Contratos com visual law tem validade?

Essa é uma dúvida comum em quem está lidando com o tema pela primeira vez. 

O contrato com visual law tem validade jurídica como qualquer outro. 

Os juízes aceitam e usam o visual law em suas sentenças. Inclusive, estão tendo ótimos resultados com aplicação do visual law em sentenças, como a redução do tempo do processo e diminuição da quantidade de recursos. 

Portanto, fazer uso do visual law para contratos não interfere em nenhum nível a validade jurídica dos contratos, e os documentos permanecem seguros e verídicos.

Ainda, com uma disposição otimizada das informações presentes no documento, nenhum dado passa despercebido, reduzindo o número de fraudes e outros problemas que possam prejudicar o prosseguimento legal da assinatura contratual. Estando completamente em consonância com a boa-fé contratual. 

Qual ferramenta usar para aplicar visual law nos meus contratos?

Recentemente foi lançado um software exclusivo para criação de visual law, o UX DOC

Nele você encontra diversos templates ou pode criar um totalmente do zero. Os templates já vem com design e tem também uma biblioteca de texto com escrita simplificada.

Além disso, você ainda consegue automatizar seu documento. 

E o melhor, dá pra criar a conta e testar de forma gratuita. 

software contrato visual law

Veja também

Adeus juridiquês

O juridiquês, que ainda é utilizado por parte relevante dos juristas brasileiros, está sendo trocada pela escrita simplificada. A tipografia jurídica está evoluindo com o

Como fazer um contrato com visual Law?

O mundo jurídico é repleto de jargões e termos técnicos que, muitas vezes, são compreensíveis apenas aos profissionais do ramo. Isso acaba distanciando as pessoas

Saiba onde nos encontrar
Copyright © 2021 Bits Academy. All rights reserved. CNPJ nº 35.070.508/0001-40.